Servir também é uma arte: saiba como receber bem nas festas de fim de ano

A prática da mesa posta e a etiqueta são detalhes valiosos na vida cotidiana

Por Júlia Rezende

A table decor Jaqueline Moraes e a consultora de etiqueta Eliza Poley ensinam como harmonizar os itens na mesa e como receber bem os seus convidados, especialmente, nas festas de fim de ano que se aproximam.

Opção de mesa para o Natal. Foto: Júlia Rezende

Segundo Jaqueline, a mesa posta é a exposição correta dos itens na mesa, ou seja, uso de toalhas, copos e louças, de maneira adequada, respeitando as regras de etiqueta.

“O ato de praticar a mesa posta é um olhar amoroso ao servir. Quando se ama uma pessoa, demonstramos amor por ela. Eu demonstro à minha família esse cuidado com uma mesa bem feita, caprichando na escolha de cada item, e depois é só escolher o cardápio”, afirma, a table decor.

Jaqueline ensina como usar os itens da forma correta. Foto: Júlia Rezende

Segundo Jaqueline, qualquer pessoa pode montar uma mesa bonita desde que tenha disposição para aprender coisas básicas e use o que já tem em casa, com um olhar criativo e amoroso. “A mesa é o símbolo da solidariedade, partilha, o pano de fundo para as conversas familiares”, acrescenta, Jaqueline Xavier, que também pratica a mesa posta.

Eliza Poley, consultora de etiqueta também diz que é importante estimular as pessoas a buscarem novos conhecimentos e fortalecer as aptidões que são importantes na maneira como cada um vive.

Eliza Poley partilha sobre a mesa posta. Foto: Júlia Rezende

A etiqueta é fundamental em todas as ocasiões, pois também está associada à educação e são diversos os benefícios que ela proporciona. “Podemos dizer que torna a pessoa uma companhia agradável, que consegue sempre se posicionar com segurança, firmeza e espontaneidade. Receber um convidado de forma educada é essencial e faz parte das regras de etiqueta”, diz a consultora.

Eliza revela algumas dicas para ser uma anfitriã elegante:

-Planejar a recepção, estar pronta de 20 a 30 minutos antes da hora marcada.

-O convidado deve se sentir acolhido, receba-os à porta e quando despedir leve-os até a porta.

-Fique atento aos assuntos que podem ser desagradáveis e, se preciso for, intervenha delicadamente.

-Vestimenta deve ser discreta, aliando conforto e elegância.

-Os anfitriões são servidos ou se servem por último e são os primeiros a comer, mas devem ser elegantes e gentis liberando os convidados a iniciarem a refeição.

– Sugira o lugar para seus convidados sentarem à mesa, caso não tenha marcadores de lugar (placecard).

-É elegante destinar um lugar para que os convidados coloquem bolsas, casacos e guarda- chuvas. 

– Oferecer água à visita é de extrema importância. Deve ser servida pela anfitriã com um guardanapo. Na bandeja se for servida por auxiliar doméstico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *