Ipês: a beleza na seca  

Marca registrada em Brasília – A floração dos ipês transforma a capital em um show de cores.

Imagem: Vívian Tavares

Por Vívian Tavares.

Brasília tem muitas belezas naturais que podem ser apreciadas durante o ano todo. Na época da seca, os ipês se destacam com sua beleza e cores deslumbrantes, tornando-se um marco na cidade. De junho a outubro, a capital é presenteada com suas flores amarelas, roxas, rosas e brancas. 

Crédito: Vívian Tavares

As árvores já se tornaram um fenômeno cultural, seja nas redes sociais ou então, como símbolo de cartão postal e, até mesmo, como ponto turístico. A fama é tão grande que, em 2019, ela se tornou a logomarca do Governo do Distrito Federal (GDF), por ser um “símbolo natural”, encontrado nos quatro cantos do DF.

Do fim  de agosto até meados de setembro, ocorre a floração do ipê-amarelo juntamente com a do ipê-rosa. Em uma pesquisa feita para esta matéria, por meio de uma enquete no Instagram, 70% das 270 pessoas que responderam disseram ter o ipê-amarelo como favorito. 

De acordo com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), já são cerca de 600 mil ipês espalhados pela cidade. Contudo, o período de floração dessas plantas é de uma a duas semanas, por isso, muitas vezes, é difícil encontrá-las.

Com o intuito de ajudar os brasilienses, a bióloga e professora, Paula Sicsú, criou o Aplicativo “Ipês”, que faz um levantamento das árvores, comunica como está a floração, como chegar ao local e se é um bom ambiente, com infraestrutura. Além disso, a ideia da criação do aplicativo surgiu durante a pandemia, enquanto a bióloga pedalava pelas ruas de Brasília e os ipês eram um alento para ela. “Minha maior expectativa é que ele seja útil para as pessoas, que o aplicativo melhore esse hábito já estabelecido de apreciar os ipês, que as pessoas que estão procurando o Ipê para visitar, naquele dia, consigam fazer isso de uma forma otimizada, consigam programar melhor um passeio”, conta Paula.

O aplicativo é gratuito e já está disponível em todas as plataformas para celular e, como diferencial, ele é colaborativo e depende dos dados fornecidos pelos usuários. 

“Quanto mais usuários e dados fornecidos, melhor o aplicativo vai ficando, então a adesão da sociedade e da comunidade é muito importante, a gente está super aberto a todas as formas de contribuição e de sugestões de melhoria, a ideia é realmente ajudar nessa experiência de cada um e ele tenta contribuir pra essa construção comunitária, uma ciência cidadã”, finaliza.

Florações por época do ano

  • Ipê-roxo: Junho a agosto
  • Ipê-amarelo: Agosto e setembro
  • Ipê-rosa: Agosto e setembro
  • Ipê-branco: Setembro e outubro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *