Reativado programa de entregas de medicamentos domiciliar

Foto: Guilherme Paganotto

Ação da Saúde e BRB facilita a rotina de 33 mil pacientes que usam remédios de alto custo

A Secretaria de Saúde reativou nesta quarta feira, 4, o Programa Entregas de Medicamentos em Casa fornecidos pelas farmácias de alto custo no Distrito Federal (DF). Os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) cadastrados já podem realizar os agendamentos por telefone pela central de atendimento do programa que é fruto de parceria entre a SES e o Banco de Brasília (BRB).

A iniciativa havia sido implementada em 3 de abril, com o objetivo de humanizar o atendimento e evitar aglomerações nas três unidades (Gama, Ceilândia e Plano Piloto) de componentes especializados, mais conhecidas como farmácias de alto custo,  como  medida de enfrentamento à Covid-19. Entretanto, sem aviso prévio, a Secretária de Saúde suspendeu o serviço em 28 de setembro, promovendo grandes filas nos pontos de retirada.

O encerramento do programa provocou aglomerações nas Farmácias de Alto Custo, o que levou o secretário da Saúde, Osnei Okumoto, a solicitar ao BRB, ainda em outubro, a reativação do programa. Durante o período em que esteve vigente, foram entregues 81.332 medicamentos, beneficiando mais de 58 mil pessoas. Atualmente, 33 mil usuários estão cadastrados nas três farmácias do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceafs). 

Após o agendamento pela central telefônica do programa que faz o contato com os pacientes cadastrados, a entrega dos medicamentos é feita em até quatro dias úteis.

O telefone da central de atendimento é o (61) 3029-8080. Novos pacientes podem se cadastrar pelo telefone 160, opção 3.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *