UnB e IFB desenvolvem aparato para combater a covid-19 nos hospitais

Equipamento faz filtro do ar e diminui a circulação de partículas do vírus

Foto: Distribuição (UnB)

Com o objetivo de amenizar os riscos de contágio da Covid-19 nos hospitais do Distrito Federal, um grupo de docentes e estudantes da Universidade de Brasília (UnB) e do Instituto Federal de Brasília (IFB) estão criando um protótipo de aparato de ventilação qualificado para filtrar moléculas do vírus Sars-CoV2 presentes no ar.

O aparelho, de baixo custo, passou por testes biológicos que mostraram sua capacidade na descontaminação do ar. O grupo ainda está realizando outros testes para legitimar a eficácia do dispositivo.

O projeto está sendo coordenado pela professora de biomedicina (UnB), Izabel Rodrigues e pelo professor do IFB, Yuri Toledo, que atua na área de engenharia e por sua vez afirma que o equipamento irá favorecer a eliminação do agente infeccioso logo no início da “cadeia de contaminação”. 

Desta forma, Toledo acredita que o projeto trará contribuições para a população em geral, sobretudo para os profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), sujeitos diariamente aos riscos de contrair a Covid-19.

Fonte: Secretaria de comunicação da UnB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *