Preço do arroz gera indignação nos brasilienses

Procon-DF investiga as queixas, entretanto, não encontra superfaturamento nos supermercados

Pelo sexto mês seguido o preço do arroz sofre aumento. A população do Distrito Federal e entorno prestam queixas, pois, segundo eles, o mesmo chega a custar R$30,00 em alguns estabelecimentos. A  Associação Brasileira de Supermercados (Abras), relata que tem recebido muita pressão do aumento dos preços de uma forma abrangente, devido a fatores externos não especificados. 

Embora o aumento seja visível, no DF, a prévia da inflação indicou queda de 0,41% para o grupo alimentação e bebidas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já no país, o grupo alimentação e bebidas apresentou alta de 0,34% em agosto. O arroz, por exemplo, teve alta 2,22% no período.

Os analistas, cogitam dois fatores para que este aumento nos produtos tenham ocorridos: um deles é a taxa de câmbio, já que muitos produtos consumidos no Brasil são influenciados pelo dólar; e o outro é que, nos últimos meses, a China tem intensificado suas compras de produtos agrícolas primários brasileiros, segundo dados colhidos no Correio Braziliense.

One thought on “Preço do arroz gera indignação nos brasilienses

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *