‘’Falso Negativo’’ prende mais dois envolvidos

Terceira fase da Operação segue em investigação

Nesta sexta-feira, 25, o ex-secretário de Vigilância à Saúde do DF, Eduardo Hage, é preso pela segunda vez devido às possíveis fraudes em testes para a Covid-19. Ex-diretor de Aquisições Especiais da Secretaria de Saúde, Emmanuel de Oliveira Carneiro, também teve a prisão decretada.

Hage era o único da cúpula de saúde do Distrito Federal que seguia em liberdade, pois após as prisões expedidas de outros envolvidos em agosto, o ministro Rogério Schietti (STJ) avaliou que não existiam fundamentos suficientes para a prisão do ex-secretário, concedendo um habeas corpus dias após a prisão.

Para o Ministério da Saúde, um dos órgãos responsáveis pela investigação da Operação Falso Negativo, Eduardo Hage era a autoridade para analisar os papéis de contratações dos projetos básicos envolvendo os testes para o Coronavírus. Já Emmanuel de Oliveira Carneiro teria ajudado na definição dos termos dos contratos e acertos com as empresas.

Outros envolvidos

Os dois suspeitos devem cumprir prisão preventiva e se juntam a outros ex-responsáveis pela Secretária de Saúde do Distrito Federal. São eles:

Francisco Araújo: ex-secretário de Saúde

Eduardo Seara do Rego: ex-secretário adjunto de Gestão em Saúde

Ricardo Tavares Mendes: ex-secretário adjunto de Assistência à Saúde

Ramon Santana Lopes Azevedo: ex-assessor especial da Secretaria de Saúde 

Jorge Antônio Chamon Júnior: ex-diretor do Laboratório Central

E Iohan Andrade Struck: ex-subsecretário de Administração Geral da Secretaria de Saúde, preso esta semana.

Falso Negativo

As investigações da Operação tiveram início em julho deste ano, com análise em sete estados e o Distrito Federal. Apuração desenvolvida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MP, aponta possíveis irregularidades em superfaturamento na compra de testes IgG/IgM para a Covid-19, além de prazos questionáveis para a apresentação de propostas por empresas e desvios de recursos públicos.

Mais detalhes da Operação: http://noticiasdoquadrado.com.br/2020/09/15/ibaneis-exonera-secretario-e-cupula-da-saude/

Foto: Reprodução/Flickr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *