Distrito Federal tem o maior IDH do país

O resultado foi apresentado pelo Ipea 

Foto: Alberto Barbosa

A capital do país apresentou o melhor resultado do país com relação ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e teve o melhor resultado nos dados do Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil quanto a renda e a longevidade. As informações foram divulgadas nesta terça-feira, 29, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea),  Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud Brasil) e a Fundação João Pinheiro.

O IDH de um país, cidade ou estado, é avaliado a partir de três requisitos: educação, renda e longevidade. O resultado obtido pelo Distrito Federal foi o de 0,850. O pior resultado apontado na capital foi em relação à educação, com 0,804. Já em relação a renda, o resultado foi de 0,890 e na saúde, de 0,859. 

IDH

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é utilizado para aferir o grau de desenvolvimento de uma determinada sociedade nos quesitos de educação, saúde e renda, permitindo uma comparação com praticamente todos os países do globo. O levantamento realizado pela Pnud para a Organização da Nações Unidas (ONU), serve de referência para mensurar a resposta de determinado país frente a essas importantes demandas.

O IDH é uma referência numérica que varia entre 0 e 1. Quanto mais próximo de zero, menor é o indicador para os quesitos de saúde, educação e renda. Quanto mais próximo de 1, melhores são as condições para esses quesitos. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *