Dia da Árvore e sua importância para a capital

Conheças as principais e mais marcantes espécies no DF 

Foto: Reprodução/Metrópoles

Na comemoração do dia da árvore, Brasília esbanja as mais belas espécies nativas do cerrado. A criação da data surgiu da necessidade de conscientizar a população da importância das árvores para o meio ambiente, inclusive para a vida dos seres humanos. A capital federal é considerada a cidade das árvores e repleta de diferentes espécies. 

De acordo com especialistas, o verde é essencial para a obtenção de uma qualidade de vida melhor, além de assimilar a integração entre o concreto e a natureza. É possível ter essa sensação andando por muitos lugares da capital, como o Parque da Cidade Sarah Kubitschek. O parque conta com pelo menos 17 espécies de árvores frutíferas totalmente acessíveis à população, dentre elas o pé de jaca, limão, graviola e jabuticaba. Além daquelas com propriedades medicinais que produzem um doce fruto comestível. 

Todo brasiliense sabe que os Ipês são marca registrada da cidade. Mas além deles, existem os Guapuruvus. A espécie é bem colorida e com o tempo soltam suas pétalas pelo chão, criando, dessa forma, uma espécie de cobertor natural amarelo. 

De acordo com a Novacap, são mais de 5 milhões de árvores plantadas no Distrito Federal. As flores das árvores do cerrado ficam mais evidentes durante a seca, uma característica genética de cada planta e, com a chegada das chuvas, as árvores frutíferas encontram o clima ideal para produzir seu fruto.

As árvores têm um papel muito importante para a vida dos seres humanos, pois além de reduzir a temperatura e aumentar a umidade do ambiente, elas funcionam, estrategicamente, no combate ao aquecimento global. Além de possuírem um efeito transformador de acalmar o ser humano. 

One thought on “Dia da Árvore e sua importância para a capital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *