Unidades de saúde básicas do DF oferecem testes sorológicos para detecção da Covid-19

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

UBS da Ceilândia, Brazlândia e Sol Nascente/Pôr do Sol farão a testagem

A partir desta quarta-feira, 12, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Ceilândia, Brazlândia e Sol Nascente/Pôr do Sol passam a oferecer testes sorológicos para detecção da Covid-19. Pessoas que apresentarem sintomas iniciais da doença, podem se encaminhar a qualquer uma destas unidades e solicitar o exame.

É recomendado que a testagem seja feita a partir do décimo dia do início dos sintomas. Essa orientação se deve ao fato da produção de anticorpos IgM, que age contra a Covid-19, pelo próprio organismo. Tal produção só acontece entre o sétimo e décimo dia após a exposição viral.

O teste sorológico é feito através da coleta de sangue e o resultado é obtido a partir de 48h após seu recolhimento. Com a prova do exame, a equipe de cada unidade entra em contato por telefone para informar o resultado, como já é feito com os testes RT-PCR.

Desde o dia 4 de agosto a Rede Pública de Saúde do Distrito Federal oferece esse tipo de testagem. No entanto, os pacientes só realizavam o exame com uma recomendação de profissionais da saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *