Coronavírus: Entorno representa segunda maior proporção de casos confirmados no DF

Foto: Andre Coelho / Correspondente/Getty Images 

A comparação é feita com outros estados que procuram atendimento na capital

Segundo a 162ª edição do Boletim epidemiológico COVID-19, o número de infectados que buscam por atendimento médico em Brasília tem crescido. De acordo com atualização da situação epidemiológica do Distrito Federal, feita pela Secretaria de Saúde, nesta terça-feira, 127.484 casos foram notificados na capital do país. 

Além da assistência prestada aos brasilienses, o sistema de saúde da Capital recebe uma demanda considerável de habitantes de outros estados como Goiás, Minas Gerais e Bahia. Segundo levantamento da Secretaria de Saúde do DF, com relação ao local de residência dos casos, 112.379 (88,2%) residem em Brasília e 10.760 (8,4% em relação ao total) são de moradores da parte goiana do entorno, que correspondem pela maior proporção dos casos de outras UF. Entre esses pacientes, 150 (1,6%) morreram.

O Distrito Federal é vizinho a 12 municípios de Goiás que fazem parte da Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (Ride). Boa parte da população dessa região visita diariamente as unidades de saúde de Brasília para buscar atendimento, o que tem contribuído para grande taxa de ocupação de leitos disponibilizados para infectados pelo coronavírus.

Vários hospitais públicos estão sem leitos da covid-19. De acordo com a plataforma on-line Sala de Situação, em que a secretaria divulga dados sobre a doença, 82,53% dos leitos destinados a pacientes do novo coronavírus na rede pública estavam ocupados. Na rede privada, a taxa é de 93,62%. 

Para dar um melhor suporte e atendimento para os que vêm de fora da Capital, em maio deste ano, os governos do Distrito Federal (GDF) e de Goiás firmaram um Termo de Cooperação Técnica Interfederativa para regulamentar o acesso dos moradores da Ride às unidades de saúde da capital do país. O documento previa a adoção de medidas conjuntas de combate à pandemia, como testes em massa, assistência e controle à saúde. Os valores dos tratamentos seriam repassados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para o DF.

One thought on “Coronavírus: Entorno representa segunda maior proporção de casos confirmados no DF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *