Agosto Laranja: Um mês inteiro de conscientização sobre Esclerose Múltipla

No dia 30 de agosto é celebrado, em âmbito nacional, o Dia nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla.

A Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM) utiliza esse mês para fazer palestras e alertar a população sobre o diagnóstico precoce. Depois de ter realizado 600 eventos nesta data em mais de 96 países em 2017, o laranja foi escolhido para representar essa luta. Foram mais de 2.300.000 diagnósticos no mundo todo.

                O que é Esclerose Múltipla?

                A EM, como é chamada, é uma doença autoimune e crônica. Ou seja, células de defesa do organismo atacam o próprio organismo, no sistema nervoso central, como se fosse um inimigo, causando lesões cerebrais e medulares. Os sintomas podem ser identificados em: depressão, fraqueza muscular, dores articulares, disfunção intestinal e na bexiga, fadiga intensa e falta de equilíbrio na coordenação motora.

                A causa da doença é desconhecida, mas tem sido alvo de estudos no mundo todo. A EM atinge, principalmente, mulheres entre 20 e 40 anos.

                Todos os anos a ABEM faz uma pedalada pela vida em vários estados, incluindo o Distrito Federal. Esse ano a edição será 100% online. Quem tiver interesse deve ficar atento ao site.

Foto: Reprodução Google Fotos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *