Unidades de Saúde do DF ampliam horário de funcionamento

19 unidades passam a funcionar até as 22 horas a partir do dia 01 de novembro.

Após um breve período de teste na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Taguatinga, o horário de funcionamento de todas as UBSs do Distrito Federal, tiveram o horário de atendimento extendido. A iniciativa partiu da necessidade de atender a comunidade que não pode ir às unidades durante o horário comercial.

Apesar da mudança no horário, as UBS seguem não realizando atendimentos emergenciais, somente demandas espontâneas e agendadas como consultas de pré-natal, de crescimento e desenvolvimento infantil, odontológicas, e também pacientes hipertensos e diabéticos.

“É uma ampliação do acesso. O atendimento noturno é voltado às pessoas que trabalham o dia inteiro. Mães e pais que não podem levar suas crianças para se consultar porque não podem faltar ao trabalho, além dos que precisam atualizar o cadastro do Bolsa Família, entre outras situações” Explica a gestora Lucilene Florêncio.

A extensão do horário está sendo fornecido nas unidades com maior número de servidores, para que o atendimento resolva a maior parte dos casos. 

Confira:


Arte: Rafael Ottoni/Saúde-DF

A ampliação do horário de funcionamento nas unidades básicas é uma ação prevista pelo programa “Saúde na Hora”, do Ministério da Saúde, regido pela Portaria nº 930, de 15 de maio de 2019. O intuito da Iniciativa é que somente os casos mais graves cheguem às emergências dos hospitais.

Por: Mariana Araujo 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *