Representantes do DF participam do Campeonato Brasileiro de Halterofilismo

Cinco brasilienses estão na última etapa do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Halterofilismo

Foto: Secretaria de Esporte e Lazer

Nesta sexta feira (8), começa a última etapa do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Halterofilismo, em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro. A competição conta com mais de 100 representantes de todo o Brasil. O Distrito Federal será representado por cinco halterofilistas, sendo que dois viajaram pelo Compete Brasília: Ronaldo Carneiro, 31, e Mateus Moreira, 19.

Os atletas precisaram garantir vaga no Brasileiro para chegar nesta fase da competição, participando de duas das três etapas nacionais do Circuito realizadas durante o ano. “A primeira foi em João Pessoa (PB) e nós não fomos. Viajamos pelo Compete Brasília nas etapas seguintes: a de Curitiba (PR) e São Paulo (SP). Esta ajuda foi fundamental para disputarmos as competições fora do DF”, contou o atleta Ronaldo Carneiro.

Carneiro começou a praticar o esporte há um ano e tem esperança de fazer um bom campeonato. “A minha expectativa para última etapa é boa. A gente tem treinado muito para um bom resultado e vou tentar dar o meu melhor”.

O ponto de treino dos atletas Ronaldo Carneiro e Mateus Moreira é na Associação de Centro de Treinamento de Educação Física Especial (Cetefe), onde se dedicam três vezes por semana.

Com 16 anos de idade, Matheus descobriu o halterofilismo. Ele pratica a modalidade há mais tempo que o colega. E, atualmente, participa das competições nas categorias principal e júnior.

“No ano passado eu consegui o vice-campeonato brasileiro na categoria júnior e o terceiro lugar no sênior. Nas etapas anteriores eu também medalhei. Estou muito confiante para esta porque quero garantir mais um pódio e também para conseguir o índice para pedir o Bolsa Atleta”, afirmou o heterofilista.

O treinador da equipe Rafael Luna, destacou a história da competição e o potencial dos atletas participantes. “Em dezembro vamos completar quatro anos de halterofilismo em Brasília. Neste período conseguimos colocar Clube da Força de Brasília entre os cinco melhores do país. No ano passado, quatro atletas conseguiram classificação para o Brasileiro e agora estamos com cinco atletas classificados”.

*Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer

Por Gabryel Jackson

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *