Torre de TV será revitalizada

O GDF tem investido no local para dar uma nova cara à Brasília.

Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) foi firmado, nesta terça-feira (29), para o desenvolvimento de um projeto de revitalização da Torre de TV. Representantes da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), do Banco de Brasília (BRB) e das secretarias de Turismo (Setur) e de Projetos Especiais (Sepe) do Governo do Distrito Federal (GDF) assinaram o documento.

Segundo o acordo, a Torre de TV, a fonte luminosa, a feira de artesanato e o Jardim Burle Marx terão a gestão transferida ao BRB por 20 anos, mas este prazo pode ainda ser ampliado. Serão investidos R$ 40 milhões na revitalização e valorização dos espaços citados. A decisão veio porque o local é um dos principais pontos turísticos da Capital.

Um dos propósitos do acordo é reativar o espaço turístico da Torre de TV, que está fechado há mais de quatro anos, com a construção de uma agência-modelo e de um museu para contar a história de Brasília. O governador Ibaneis Rocha (MDB) acredita que atos como este podem transformar a capital na principal região do turismo e da cultura, o que tem sido o objetivo do emedebista ao longo de seu governo.

Além dessa mudança, a Companhia Energética de Brasília (CEB) finalizou, em junho, a instalação de luminárias LED na Feira da Torre de TV. Essa obra também faz parte do projeto de revitalização, e foi elaborada em parceria com a Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF). As luminárias convencionais foram substituídas por equipamentos de LED, o que pode gerar uma economia de até 60% para o GDF.

**Com informações da Agência Brasília

Por: Mariana Albernaz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *