Outubro Rosa – Tratamento do Câncer de Mama durante a Gravidez

O que fazer ao receber o diagnóstico ?

No mês da conscientização sobre a prevenção primária e detecção precoce do Câncer de mama, o Notícias do Quadrado trás informações sobre casos onde o diagnóstico acontece durante um dos momentos mais especiais na vida da mulher: a gestação.

Vale lembrar que no Brasil, segundo dados do INCA – Instituto Nacional de Câncer, foram diagnosticados 59.700 novos caso só em 2019. Número que assusta e que alerta sobre uma doença que pode ser tratada se descoberta precocemente.

Para as mulheres que são diagnosticadas durante a gravidez, o tratamento é um pouco mais difícil, tanto para a mãe quanto para o feto em desenvolvimento. O primeiro passo é além do obstetra, a mulher tem que ser coordenada por um radioterapeuta. A cirurgia para o câncer de mama é considerada segura durante a gestação e a quimioterapia segura para o bebê quando realizada no período mais avançado da gravidez, e não no início.

A amamentação pelo contrário não é recomendada, já que durante o tratamento medicamentos podem chegar ao leite materno. De toda forma o diagnóstico precoce é de toda importância, além de facilitar o tratamento, também possibilita uma gestação mais saudável.

Este ano o mote da campanha do outubro rosa é “Cada corpo tem uma história. O cuidado com as mamas faz parte dela.” Não demore, faça o teste.

Por Maryanna Aguiar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *