I CONECOM promove oficina de produção de podcast

Alunos dos cursos de comunicação aprenderam técnicas sobre a produção de podcasts no penúltimo dia do Congresso

Foto: Divulgação

Com o intuito de apresentar os caminhos para se criar um podcast, Rodrigo Estrela criador do programa “A Hora do Estrela”, ministrou nesta sexta-feira (25), a oficina de produção de podcast na Universidade Católica de Brasília (UCB), através do primeiro Congresso de Economia Criativa e Comunicação (I CONECOM).

A oficina conduzida por Estrela, abordou a mecânica por trás da mídia de nicho voltada aos fãs de tecnologia, como se popularizou com a entrada de novos programas das mais diferentes formas e à multiplicação de maneiras para se baixar e ouvir um podcast.

Para Rodrigo, a importância de proporcionar o ensino dessa mídia é a democratização da produção de conteúdo.

Perguntado sobre VideoCasts, que é um método de distribuição de vídeos pela internet, no qual utiliza as ferramentas desenvolvidas no podcast para criar uma lista de vídeos em forma de streaming, Rodrigo Estrela afirma que essa tendência não substituirá o podcast por conta da acessibilidade que a mídia proporciona.

O palestrante finalizou a oficina passando recomendações de podcasts, como o “Vamos Falar sobre Música” do blog Miojo Indie, além do seu “A Hora do Estrela” que está disponível no Spotify e trata de temas como Machismo Gay e Cinema LGBTQI+.  

Por: Gabryel Jackson

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *