Crianças do Recanto das Emas recebem atendimento odontológico

Profissionais ensinam crianças práticas para promover a saúde bucal.

Foto: Dênio Simões/Agência Brasília.

A odontóloga Érica Porto, quando começou a trabalhar na Unidade Básica de Saúde (UBS) 3, no Recanto das Emas, buscou escolas da área para atuar com sua Equipe de Saúde da Família, na quadra 406. Foi então que, na Escola Cepi Quero-Quero, encontrou cerca de 150 crianças, com idade entre seis meses e seis anos, que em sua maioria não realizavam a higiene bucal de maneira adequada, já apresentando consequências.

O tratamento era feito às segundas-feiras, pela manhã, com a ajuda de duas técnicas de saúde bucal. Até julho deste ano o atendimento era feito com as crianças mais velhas, que já escovavam os dentes sozinhas. No segundo semestre, com as visitas passando a ser quinzenais, o trabalho passou a ser voltado para os menores, também com orientação para os professores e pais.

Entre os frequentadores da escola estão crianças que moram em uma área de invasão e, por esse motivo, estão em situação de maior vulnerabilidade. Érica percebeu que os problemas mais graves foram identificados entre estes estudantes, então buscou formas de estimular a prevenção e o cuidado da higiene bucal entre eles.

O trabalho na escola ajudou para que crianças perdessem o medo de ir ao dentista. Foram distribuídos kits com pasta, escova e fio dental, um paraficar na instituição e outra para casa, já que muitas famílias não possuem condições para comprar. Além disso, a odontóloga examinava os estudantes e, em casos mais graves, realizava o encaminhamento à UBS.

As secretarias de Saúde e Educação possuem uma política intersetorial, com o Programa Saúde na Escola (PSE). Através dele são elaboradas estratégias, em ambas as categorias, voltadas para crianças, adolescentes, jovens e adultos da rede pública de ensino.

**Com informações da Agência Brasília

Por: Mariana Albernaz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *