Campanhas do Outubro Rosa mostram resultados

Hospitais e UBSs atendem mulheres e realizam exames


Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

Exames realizados em mulheres que procuraram o Hospital da Região Leste (HRL), antigo Hospital Regional do Paranoá, devido às campanhas realizadas neste “Outubro Rosa”, têm demonstrado resultados. Já foram identificadas lesões que podem indicar câncer de mama e, em decorrência desse pré-diagnóstico, as pacientes foram encaminhadas para uma melhor investigação. 

As ações partiram da Secretaria de Saúde, que visava prevenir a doença e incentivar a realização dos exames preventivos, como o Papanicolau. Para isso, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) foram mobilizadas. Outro exame feito é a mamografia, para as mulheres com idade entre 50 e 69 anos, e é recomendada a ser realizada a cada 24 meses. 

Além da intensificação do atendimento para a realização dos exames, foram realizadas palestras e rodas de conversa sobre a saúde da mulher. Além disso, foram oferecidos testes rápidos e orientações sobre o autoexame das mamas, entre outras atividades, conforme a programação de cada unidade hospitalar. 

A UBS do Recanto das Emas incluiu na programação exames preventivos ao câncer, testes rápidos para detectar sífilis, HIV e hepatites B e C. Também ofereceu orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis, alimentação saudável e atividade física. Tudo isso visando a conscientização das mulheres sobre os cuidados com sua saúde. 

**Com informações da Agência Brasília

Por: Mariana Albernaz 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *