Brasília receberá sétima edição do Fórum Nacional

Soluções para a segurança pública, ajustes fiscais e Reforma da Previdência serão temas debatidos no encontro.

Foto: Agência Brasília

O VII Fórum Nacional de Governadores acontecerá nesta terça-feira (08), na sede do Banco do Brasil, na Asa Norte, em Brasília, a partir das 9h. O evento abordará assuntos como o pacto federativo, a reforma tributária, a securitização e o Plano de Equilíbrio Fiscal, entre outros temas importantes para mudanças e avanços necessários no país.


O Fórum é um encontro que reúne os chefes do Executivo de todas as unidades federativas. A importância desse evento tem sido reforçada durante 2019 e em edições anteriores, com a presença de representantes do governo federal, como o presidente Jair Bolsonaro, o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.


O anfitrião da vez é o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). Os governadores de São Paulo, João Dória, e do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, serão coanfitriões. Temas como a reforma da Previdência, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e o pacote anticrime, bem como a cessão onerosa e o Fundo Nacional de Segurança Pública, também estão na pauta do encontro.

O pacto federativo, um dos assuntos em pauta, é o conjunto de normas sobre obrigações financeiras, arrecadação e distribuição de recursos e dispositivos jurídicos. Em uma tentativa de recompor perdas dos últimos anos, os representantes dos Estados, que aderiram em massa a ideia, têm feito uma defesa por mudanças e maior equilíbrio da União.


Outro tema frequente é a reforma tributária, que na sexta edição do fórum, em agosto, já havia sido debatida. No entanto, desta vez, os governadores discutem a apresentação de uma proposta própria. Depois, ficarão aguardando, o envio do texto pelo governo federal, nos próximos dias, ao Congresso Nacional.

*Com informações da Agência Brasília


Por: Mariana Albernaz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *