Além do Outubro rosa

Design: Divulgação / Outubro Rosa 


Do dia 01 ao dia 31 de outubro é celebrado o Outubro Rosa, onde é feita a campanha contra o câncer de mama.

A cor rosa no mês de outubro serve para lembrar mulheres dos perigos do câncer de mama. Para isso, é feita campanha que incentiva o autoexame e a procura de médicos para dar início ao tratamento de prevenção ou combate.

A iniciativa serve como lembrete, mas outubro não deve ser considerado o mês do tratamento ou descoberta. A doença se manifesta de forma gradual ou extrema a qualquer momento, sendo assim, a prática de observar e identificar possíveis problemas é apenas um cuidado diário. Os exames como coleta de papanicolau, ecografia transvaginal e mamografia devem ser feitos periodicamente.

O risco do câncer é real e a negligência também. Existem diversos casos em que pacientes efetuam o autoexame uma vez ao ano e na ausência de sintomas, não procuram realizar os exames periódicos recomendados. Com o passar do tempo, é descoberta a doença que não foi tratada a tempo ou de forma correta. 

Por isso, mulheres cisgênero (pessoa que se reconhece com o sexo de nascença) e homens transexuais (pessoas que ao nascer foi designada com um sexo mas se reconhecem pelo sexo oposto), devem procurar um médico que acompanhe o cuidado integral da sua saúde, fazendo assim a prevenção correta contra o câncer de mama.

Por: Mariana Araujo 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *