Ação em escola rural no Paranoá busca prevenir obesidade infantil

Cerca de 259 crianças foram avaliadas e 23% apresentaram sobrepeso ou obesidade

Foto: Divulgação/Saúde

Alunos da Escola Classe Café sem Troco, passaram por uma avaliação antropocêntrica para a retirada de medidas, como peso, altura e índice de massa corporal. A ação faz parte do Programa Saúde na Escola que tem o objetivo de promover reflexões sobre uma vida saudável, prevenindo a obesidade infantil.

Dos 259 alunos, com idade entre 4 e 17 anos, que passaram por uma avaliação, 23% apresentaram sobrepeso ou obesidade. Com a presença dos responsáveis no evento, a Estratégia Saúde da Família (ESF) contou com o apoio de nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde (Nasf), da Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 do Paranoá, onde divulgou os resultados e encaminhou as crianças para suas equipes de saúde responsáveis. 

“A identificação do sobrepeso e da obesidade nas crianças permite ampliar o acompanhamento da família. A maior parte dos casos é resultado de erro alimentar e de hábitos familiares noviços à saúde, o que pode levar a outras doenças como diabetes, hipertensão e cárie dentária”, ressalta a gerente de Serviços da Atenção Primária 2, Sandra Duarte.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Por: Maryanna Aguiar 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *