ABDV busca vaga em torneio de futebol de 5

Os atletas da Associação Brasiliense de Deficientes Visuais fazem parte de um programa financiado pela Secretaria do Esporte e Lazer.

Foto: Secretaria do Esporte e Lazer/Divulgação

Jogadores da Associação Brasiliense de Deficientes Visuais (ABDV) foram até São Paulo para disputar a Série B do Campeonato Brasileiro de Futebol de 5, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro. O objetivo é conseguir uma vaga na Série A do campeonato nacional. As primeiras partidas serão realizadas hoje (16), e as disputas vão até domingo.

A viagem aconteceu por meio do Compete Brasília, um programa cujo objetivo é incentivar a participação de atletas e paratletas de alto rendimento das mais diversas modalidades em campeonatos nacionais e internacionais. Para isso, fazem concessão de transporte aéreo (destinos nacionais e/ou internacionais) e/ou transporte terrestre (destinos nacionais).

A equipe da ABDV treina três vezes por semana, no Centro Integrado de Educação Física (Cief). No futebol de 5, os jogadores recebem comandos do técnico, do goleiro e do chamador do time, que é considerado o “olho” da equipe. Essa modalidade, além de contribuir para a formação de atletas, dá autonomia para o deficiente visual poder andar só, e ainda ajuda na mobilidade, locomoção e noção de espaço.

O técnico, Marcelo Ottoline, conta que a equipe terminou o campeonato regional Centro-Norte, que aconteceu no primeiro semestre deste ano, na terceira posição. Tal resultado garantiu aos atletas a vaga para a série B do Campeonato Brasileiro. Além disso, ainda ajudou o time a contar pontos para o Bolsa Atleta Distrital.

**Com informações da Agência Brasília

Por: Mariana Albernaz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *