Tempo seco no DF: Inmet aciona alerta laranja de baixa umidade

Distrito Federal completou nesta terça (03), 88 dias consecutivos sem chuva.

Foto: Agência Brasília

O mês de setembro começou com alta na temperatura e pouca umidade mistura que deve durar até o final do mês, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Com 87 dias consecutivos sem chuva, os termômetros já marcaram 34° e os brasilienses já sentem na pele os efeitos do forte calor, que para alegria de alguns e tristeza de outros só deve durar até quinta-feira (5).

Segundo Mamedes Melo, meteorologista do Inmet: “Quando a estação seca vai embora, aparecem os extremos: a umidade cai muito e a temperatura se eleva.” Devemos nos alertar para a umidade relativa do ar que varia entre 20% e 12%, gerando preocupação. Nestes períodos há probabilidade maior de incêndios florestais e riscos à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

A previsão é de que a chuva chegue na segunda quinzena do mês de setembro. Enquanto ela não chega, vale a pena destacar alguns cuidados que ajudam a conviver com o clima denso, o principal deles é evitar descartar bitucas de cigarro próximo às estradas, este é um dos maiores causadores de queimadas, que somam 3.172 registros só no primeiro semestre de 2019 segundo o Corpo de Bombeiros, este número quase duplicou em relação ao ano de 2018. Outra orientação é evitar exercícios físicos entre 10h e 16h, horário em que a temperatura aumenta. É importante, também, beber muita água e fazer uso correto do protetor solar.

Por Maryanna Aguiar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *