Nova presidente do Conselho de Saúde é do segmento sindical

A servidora Jeovânia Rodrigues Silva, representante do Sindicato dos Odontologistas e especialista em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília (UnB), foi eleita presidente do Conselho de Saúde do Distrito Federal para o biênio 2020-2021. Com 21 votos a favor e seis contrários, em eleição realizada no auditório do Hemocentro do DF, na manhã de sexta-feira (06), Jeovânia é a primeira representante do segmento sindicalista da saúde a ocupar o cargo.

Também foram escolhidos os novos integrantes da mesa diretora do Conselho. Enquanto Jeovânia representa os trabalhadores; o vice-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), Sérgio Luiz da Costa, estará em nome dos gestores; e Domingos Filho e Lourdes Piantino serão representantes do segmento de usuários da rede pública de saúde.

Osnei Okumoto | Fotos: Breno Esaki / Saúde-DF

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, estava presente na cerimônia de posse de todos os membros do novo conselho, titulares e suplentes, nomeados na edição extra do Diário Oficial do DF​ de quinta-feira (05). O mandato será de quatro anos (2019-2023).

O Conselho de Saúde do DF, órgão vinculado à Secretaria de Saúde, é a instância máxima de deliberação do Sistema Único de Saúde (SUS). Tem a missão de fiscalizar, deliberar, acompanhar e monitorar as políticas públicas da área. É composto por movimentos de usuários do DF, entidades trabalhistas, governo e prestadores de serviços do campo. 

*Com informações da Agência Brasília

Por: Mariana Albernaz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *