Museu Nacional da República recebe exposição sobre a presença negra na história do DF

A abertura acontecerá no dia 12 de setembro, quinta-feira, a partir das 18h.

Foto: Arquivo público do Distrito Federal

Com o objetivo de ressaltar a importância das pessoas negras como sujeitos históricos que têm deixado suas marcas no Distrito Federal, o Museu Nacional da República recebe a exposição histórico-fotográfica “Reintegração de Posse: Narrativas da Presença Negra na História do Distrito Federal”, de 12 a 29 de setembro de 2019, com entrada franca.

Os registros fotográficos selecionados para a exposição datam de 1956 a 1998 e chamam atenção para o lugar da população negra como maioria dos habitantes do DF. “A população do DF é formada por 57% de negros e é preciso refletir sobre as experiências dessas pessoas ao longo do tempo”, explicou historiadora, que se baseia em dados do IBGE atualizados pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan-DF). 

“Trata-se um trabalho que se fez possível por força da coletividade negra, da concepção à finalização! Em tempos tão difíceis, essa exposição é uma prova de que  juntos somos mais fortes e que nossos passos, que vêm de longe, podem trilhar caminhos de solidariedade e fé na vida!”, ressalta um dos organizadores.

Por Maryanna Aguiar 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *