Inscrições abertas para o Projeto Vela Para Todos

A Federação Brasiliense de Vela Adaptada possibilita a oportunidade para a comunidade velejar.

Com aulas aos sábados, no Clube Nipo, o “Projeto Vela Para Todos”, da Federação Brasiliense de Vela Adaptada (FBVA), abriu, nesta semana, inscrições gratuitas para pessoas com deficiência. Para elas, a prática de atividade física é uma oportunidade de recomeçar, aumentar a autoestima e ter melhor qualidade de vida, porque o exercício contribui para a manutenção da saúde e do bem-estar. São 34 vagas, com lições de 8h às 13h, no Setor de Clubes Esportivos Sul. Quem se interessar pode fazer a inscrição pelo site.

A FBVA está em Brasília há 10 anos, promovendo atividades esportivas voltadas para pessoas com algum tipo de deficiência, seja física, intelectual, auditiva ou visual. Com o Projeto, seu propósito é ampliar o número de alunos, possibilitando a formação de novos velejadores para passeios no Lago Paranoá e futuros atletas. Além disso, é uma oportunidade para aqueles que desejam velejar, seja por motivo terapêutico, lúdico ou esportivo, já que eles também recebem pessoas que não possuem deficiência.

Segundo o presidente da FBVA, Mauro Osório, o Projeto, que completou 10 anos no último dia 25, tem o objetivo de promover a inclusão social. Além disso, é uma oportunidade para novos atletas paralímpicos e para quem deseja aprender a velejar. Para Mauro, “o esporte é bonito e traz a sensação de independência”, característica importante na vida de pessoas com deficiência.

Estevão Lopes, advogado e educador físico, ficou paraplégico após uma bala perdida o atingir em 2012, quando ele tinha 34 anos. Paratleta renomado, ele já defendeu o Brasil em diversos campeonatos. Estevão conheceu o Projeto, do qual faz parte desde 2014, através de fisioterapeutas e educadores físicos do Hospital Sarah Kubitschek, um dos parceiros da Federação.

Por: Mariana Albernaz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *