Inflação no DF termina em 0,08% em agosto

Durante o ano a inflação acumulada foi de 1,97%, sendo a terceira menor do país. 

Foto: jurosbaixos.com.br

De acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o Distrito Federal apresentou no mês de agosto um decréscimo de 0,14% na inflação, em comparação ao mês de julho (que terminou com 0,22%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

O índice mostrou-se abaixo do que foi registrado no país (0,11%). Já a inflação acumulada neste ano, no DF, está em 1,97% pelo segundo mês seguido, sendo considerada a terceira menor do país. 

Segundo análise realizada pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), o grupo que mais contribuiu para o acréscimo do valor foi o setor da Habitação, que teve variação de 1,08% e teve a colaboração de 0,11%. Os principais fatores foram: energia elétrica (com a mudança da bandeira amarela para vermelha) e o aluguel de residências. 

Já o que trouxe valores negativos em contribuição foi o setor de Transportes, tendo em vista o impacto das passagens aéreas, dessa vez com diminuição de 11,3% e uma contribuição de -0,27 pontos percentuais. Em relação ao combustível, a gasolina apresentou uma contribuição positiva, de 0,06 pontos percentuais, se destacando no âmbito da alta. 

Queda dos alimentos

Ainda sobre o mês de agosto, o segundo grupo com com maior queda foi o de Alimentação e Bebidas, que teve registro de 0,23% no índice e impacto de -0,05 pontos percentuais. O que trouxe essas consequências foi a diminuição do preço de produtos alimentícios domiciliares, como tomate, batata-inglesa e laranja-pera.

Por Nicoly Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *