CLDF aprova lei que autoriza animais de estimação em asilos, creches e instituições de tratamento

O próximo passo é a análise do governador, Ibaneis Rocha, para que a lei seja sancionada.

Foto: Agência Brasília

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou um texto do deputado distrital João Cardoso (Avante), o qual consiste em um projeto que permite a entrada de animais de estimação em asilos, creches e unidades de internação e tratamento de pessoas com transtornos mentais, dependentes químicos e população em situação de rua.

Após a aprovação da CLDF, o texto segue para a análise do governador Ibaneis Rocha (MDB) e, caso o governador sancione a lei, os estabelecimentos envolvidos, deverão definir as normas para a entrada dos pets nas instituições.

O deputado João Cardoso disse que o objetivo do projeto é “possibilitar que os animais levem mais alegria , bem-estar e qualidade de vida às pessoas”.

“É sabido que o contato com animais traz diversos benefícios para quem passa por tratamentos de saúde. A Terapia Assistida por Animais, a chamada de Pet terapia, tem se popularizado pela comprovação de sua eficácia.”, concluiu o deputado.

De acordo com a proposta, a entrada dos animais deverá ser condicionada ao agendamento prévio junto às instituições. Deverá ser exigida a autorização ou concordância formal dos familiares das pessoas a serem visitadas, especialmente quando o paciente for menor de idade.

Por Breno Araújo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *