Brasília recebe mostra itinerante da Bienal de São Paulo

Brasília receberá 13 artistas que compõem a mostra da Bienal Internacional de Arte de São Paulo. A itinerância ocupará o salão principal do Museu Nacional da República. Com curadoria de Jacopo Crivelli, a mostra traz 59 obras que reproduzem a ideia original da Bienal, de pensar as relações criadas a partir da interação entre artistas e curadores do mundo inteiro, mas também cria novas leituras e significados.

Com artistas como Claudia Fontes, Benjamin Palencia, Feliciano Centurión e Denise Milan, a mostra foi concebida sob os mesmos moldes que guiaram Gabriel Pérez-Barreiro na curadoria da Bienal de São Paulo, mas não são uma reprodução do que foi feito lá, como avisa Crivelli. Além das obras, faz parte da mostra um ensaio visual do fotógrafo Mauro Restiffe.

Charles Cosac, diretor do Museu Nacional da República, contou ao Correio que viu a Bienal em São Paulo e ficou com a sensação de que o conjunto apresentado em Brasília trouxe novas questões não percebidas na montagem do Parque Ibirapuera. Ele cita artistas como Benjamin Palencia, que pinta ossos, faces e pedras; Claudia Fontes, que apresenta em livro uma evocação de fósseis; e Denise Milan, com sua instalação de cristais.

Detalhes

– Local: Museu Nacional da República (Setor Cultural Sul Lote 02 – Esplanada dos Ministérios)

– Quando: de terça a domingo, das 9h às 18h30

– Visitação até 20 de outubro

*Com informações do Correio Braziliense

Por: Mariana Albernaz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *