Vigilância Sanitária recolhe alimentos impróprios para consumo e penaliza instituições psiquiátricas

No primeiro semestre deste ano, a vigilância sanitária (Visa) inspecionou 31 de 43 instituições psiquiátricas do DF. Destas 31, todas foram penalizadas, sendo 14 intimadas, 14 autuadas e duas passaram por uma apreensão.
 
Essas instituições prestam serviços a pessoas com distúrbios psíquicos, e uso decorrente ou dependência de substâncias psicoativas. A Visa apreendeu 129kg de carnes impróprias para alimentação e constatou irregularidades nos locais vistoriados.

As inspeções são realizadas a partir de denúncias frequentes sobre maus tratos, má qualidade e negligência. Ao perceber algum ocorrido que se encaixe entre esses, o familiar, residente ou fonte anônima poderá fazer a denúncia através do número 162 (ouvidoria), é necessário informar o nome e o endereço do estabelecimento para que a Vigilância Sanitária vistorie o local.

As ações de Vigilância Sanitária do Distrito Federal devem promover e proteger a saúde da população e serem capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção, da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

Por Gabriela Almeida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *