Sema, BRB e NDB firmam parceria sustentável

Com o intuito de reduzir os impactos negativos no meio ambiente, a Sema, juntamente com o BRB, firmam parceria para adquirir recursos internacionais em conjunto com o NDB.

Foto: Sema

Reunião feita nessa terça feira (27),com o titular da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Sarney Filho, o diretor-presidente do Banco Regional de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, e o diretor geral da New Development Bank (NDB), Couto Silva, firmou acordo sustentável. Lembrando que o NDB é composto pelos países do Brasil, Rússia, Índia e China e África do Sul (BRICS).

O acordo entre as instituições tem como finalidade receber investimentos para aplicações em projetos sustentáveis no Distrito Federal. Uma carta-consulta será escrita e enviada ao NDB e ao Ministério da Economia ainda este ano.

No DF, os maiores poluidores são a frota de veículos, cimenteiras e resíduos sólidos. Segundo o diretor-presidente do BRB, a instituição bancária está empenhada na criação de uma Política de Crédito relacionada à Sustentabilidade e poder fazer uma parceria com o NDB nesse sentido será uma ótima oportunidade de servir ao DF, como um banco público, regional e alinhado às políticas governamentais. “Vamos trabalhar com a meta de aplicar esses recursos já em 2020”, disse.

 Iniciativas do acordo 

  • Inicialmente, a ideia é que o BRB possa oferecer opções de financiamento a baixo custo, tanto para pessoas físicas como jurídicas;
  • Investimentos em soluções de mobilidade urbana com baixa emissão e com fontes de energia alternativa, como, por exemplo, a energia solar fotovoltaica;
  • Reutilização da água e resíduos sólidos.
  • Soluções na linha das Cidades Inteligentes.

Participaram, também, a subsecretária de Assuntos Estratégicos, Alessandra Andreazzi Peres, e, pela Sema, o diretor de Rede e Canais, Dario Oswaldo Garcia Júnior, o diretor Financeiro e de Relações com Investidores, Sergio de Jesus, o superintendente da Sudes, André Luiz Perezino, e o gerente de Crédito Empresarial, Alex Dias Ribeiro. Ainda pelo BRB e pelo NDB, participou a profissional de operações, Raisa Leão.

*Informações retiradas da Secretaria de Meio Ambiente e Agência Brasília  

Por Mariana Araújo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *