Secretaria de Saúde realiza número recorde de cirurgias

Foto: Breno Esaki/ Secretaria de Saúde-DF

Existem, atualmente, cerca de 2,5 mil pessoas esperando por uma cirurgia de catarata no Distrito Federal. A Central de Regulação da Secretaria de Saúde é responsável pelos encaminhamentos para as operações. Porém, na sexta-feira (16), foram realizados procedimentos em clínicas particulares de oftalmologia, conveniadas com a Secretaria de Saúde (SESDF), que atenderam 143 pacientes em uma semana, número seis vezes maior que o normal. As pessoas atendidas esperavam na fila há mais de dois anos. 

O ágil atendimento aos pacientes os beneficia, pois grande parte deles possuem outras doenças, como diabetes, que podem agravar o caso de catarata com o passar do tempo. Além disso, muitos deles já sofriam com diminuição parcial da visão. Assim, quanto antes puderem realizar a operação, melhor para a qualidade de vida dessas pessoas. 

O convênio entre a secretaria e as clínicas foi firmado com os seguintes estabelecimentos: Oftalmed, CBV, Hospital de Olhos do Gama e Clínica de Olhos João Eugênio. Inicialmente, foram disponibilizadas 1,6 mil vagas, o que geraria um total de 400 pacientes a cada uma das quatro localidades que oferecem o serviço através do Sistema Único de Saúde (SUS). A validade do contrato é de um ano, podendo ser prorrogada por até cinco anos. 

No Hospital Regional de Taguatinga (HRT), durante o primeiro semestre deste ano, foram realizadas cerca de 600 cirurgias de catarata. No mesmo período de 2018 registrou-se um número de 400 operações. Além dele, o Hospital Regional da Asa Norte (Hran) também realizou os procedimentos, em conjunto com o HRT, em uma força-tarefa para agilizar o processo e atender os pacientes que aguardavam na fila há muito tempo. 

Por Mariana Albernaz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *