Projeto visa transformar o SCS em laboratório para a Brasília do futuro

Buscando trazer modernidade à área, o projeto Setor Criativo Digital Sul busca por meio de parcerias público privadas revitalizar a área.

O Museu da República recebeu, nesta sexta-feira (16), um evento para firmar parceria entre a Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF) e o Instituto Illuminante de Inovação Tecnológica e Impacto Social. Eles irão trabalhar na implementação do Setor Digital Criativo Sul (SDCS), proposta de revitalização e modernização do Setor Comercial Sul (SCS).

A iniciativa, que já conta com a adesão de 20 condomínios de edifícios, busca acarretar ações de renovação do espaço por meio de parcerias público-privadas (PPPs). 

Para o presidente do Instituto Illuminante, Gilberto Lima Júnior, Brasília deve sempre ser preservada, mas, ao mesmo tempo, tem necessidade de se reinventar. “É urgente que a gente respeite a cidade e a reinvente. Precisamos torná-la mais colaborativa e com economia criativa“, disse.

Laboratório

A proposta do projeto é transformar o Setor Comercial Sul em uma espécie de laboratório para usar em Brasília inovações que já foram testadas em centros urbanos ao redor do mundo e que envolvem energias renováveis, telecomunicação avançada, internet das coisas, reutilização de água, automação predial, carros elétricos, mobilidade urbana, segurança, hortas e paisagismo predial, entre outros recursos.

As práticas que serão acatadas no local serão demonstradas para os decisores públicos locais e da esfera federal para que futuramente sejam levadas a outras partes do Distrito Federal e até mesmo do país.

Por Raquel Vieira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *