Governo regulamenta Fundação de Patrimônio Cultural do Distrito Federal

Teatro Nacional

Nesta quinta-feira (8), o decreto 40.002/2019, regulamentado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), prevê a criação da Fundação de Patrimônio Cultural do DF (Funpac-DF). A entidade, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, promoverá iniciativas para conservação dos patrimônios culturais da capital.

A decisão, normatizada pela Lei Complementar 933, de 2017, que permite a criação da Fundação, mostra que a mesma terá autonomia financeira e administrativa para programas de incentivo fiscal e patrocínios públicos e privados. Segundo Adão Cândido, secretário de Cultura e Economia Criativa, a iniciativa ajudará nas questões públicas referentes aos patrimônios materiais e imateriais do DF.  O secretário ainda afirma “Brasília é o maior patrimônio tombado do mundo. Investir na conservação dos espaços e na sua valorização é investir na história do país’’.

Após a regulamentação da Funpac, ela ficará responsável pela administração do Teatro Nacional Cláudio Santoro, que está fechado há 05 anos, do Museu Nacional da República, do Museu de Arte de Brasília e, também, pela gestão da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro.

*Com informações da Secretaria de Cultura

Por Carolina Paiva e Liliana Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *