Em parceria com UnB e AEB, a Fundação de Pesquisa do DF financiará primeira missão espacial

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP – DF) assinou, hoje (13), um memorando de entendimento com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Universidade de Brasília (UnB) que estabelece cooperação técnica para o desenvolvimento do Projeto Alfa Crux. 

A parceria vai possibilitar, em áreas civis e de defesa, o uso do Sistema Alfa Crux para garantir a soberania nacional, o desenvolvimento técnico-científico e acadêmico, gerando conhecimento nos mais diversos campos de aplicação de nano satélites.

O Sistema Alfa Crux é a primeira missão espacial financiada pelo governo do Distrito Federal (GDF). O projeto propõe a ampliação da conectividade, geração de informação e desenvolvimento da chamada “internet das coisas”.

O presidente da FAPDF, Alexandre Santos, em entrevista com a imprensa, enfatizou o potencial do projeto para a solução de grandes demandas no DF e no Brasil, dentre elas, a de reacender nos jovens e estudantes o interesse pela ciência. 

O projeto, idealizado desde 2013, já teve nove artigos publicados em revistas, e 32 publicados em conferências. Além disso, também possui um depósito de patente, e um registro de software, segundo a FAP – DF.

Por Nicoly Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *