Do Poema ao Livro

Projeto ajuda poetas do DF a publicar trabalhos gratuitamente, e a confeccionar os próprios livros.

Foto: Mariana Areias

O projeto “Do Poema ao Livro”, que dá a oportunidade de poetas em Brasília publicarem trabalhos gratuitamente e confeccionar seus próprios livros, foi criado por uma iniciativa de Cris Reis e Natália Cristina juntamente com o Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC).

A princípio, o projeto tem sido praticado no Ambiente Virtual de Aprendizagem das Escolas do Distrito Federal (AVA-DF), que é a editora do programa. A iniciativa nasceu pela demanda do coletivo, e tem o objetivo de desenvolver as editorias, a arte e a literatura, dispondo da publicação de conteúdos produzidos pelos alunos voluntários.

Serão ofertadas 6 oficinas, distribuídas em 14 encontros, para ajudar os autores a confeccionar os próprios livros. O primeiro encontro vai mapear a necessidade literária de cada participante do projeto para, depois, ensinar na prática noções básicas de diagramação, como fazer registro de ISBN e explicar como funciona uma ficha catalográfica. 

Durante o projeto, serão feitos dois tipos de encadernação: uma designada para a produção pessoal de cada participante e a outra, mais elaborada, será a tiragem de luxo, onde será feito a coletânea com as obras dos alunos.  

Nesse gênero, respectivamente, é necessário que seja poema a produção dos conteúdos e o único critério avaliado pelo projeto nas obras dos participantes será o respeito aos direitos humanos, porque o corpo editorial visa o coletivo. 

Foto: Coletivo/ Editora AVÁ

No site da AVA Editora está disponível o edital, em que os autores terão mais informações a respeito das normas e em quais dias começarão a ser enviados os 30 poemas em formato Word pelos participantes do projeto.

“Além de trabalhar pela formação do leitor, a gente tem trabalhado na formação do autor, no despertar dessa autoria, da criatividade e também divulgando essa ideia de que todo mundo pode imprimir sua palavra no mundo”, diz Natália Cristina, organizadora do projeto, em entrevista à CBN.

Foto: Tony Winston/ Agência Brasília

As inscrições começam neste domingo (1º), e os encontros ocorrerão nos finais de semana no CEU das Artes – Centros de Artes e Esportes Unificados do Recanto, localizado na área especial 01 Quadra 113, nos dias 07 de março de 2020 até dia 06/06 do mesmo ano, resultando no sarau de lançamento. 

Para mais informações, mande um e-mail para: avaeditoraartesanal@gmail.com ou entre em contato pelo telefone das organizadoras do Projeto: Natália Cristina (61) 992382302 ou Cris Reis (61) 986045468.

Por Gabryel Jackson

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *