DF convoca população a atualizar cartão de vacinação

A ideia é aumentar a prevenção, em especial do sarampo

Banco de imagens

A Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal (SES-DF) convida os moradores do DF a atualizarem seus cartões de vacinação. A medida foi tomada em virtude do surto de sarampo que atingiu o país este ano, contudo, a pasta afirma que não há preocupação com a doença, apenas prevenção. A população deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para verificar se está ou não imunizada contra a doença.

Cerca de 30 casos foram classificados como suspeitos da doença entre janeiro e julho deste ano, mas nenhum foi confirmado. O último caso confirmado da doença no Distrito Federal ocorreu a 20 anos, em 1999. 

Segundo Rosa Mossri, enfermeira da Gerência de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis e de Transmissão Hídrica e Alimentar da Secretaria de Saúde, a ação não é uma campanha. “A vacina está disponível em todas as salas de vacina da rede pública do DF. Qualquer pessoa pode ir, com o cartão de vacinas ou não, para tomar a dose. O profissional de saúde vai avaliar a necessidade da dose. Porém, se a pessoa já tiver tomado a vacina, mas não sabe, e repetir, mal não fará.”

No caso do Sarampo, é necessária uma dose tríplice viral, que protege ainda contra caxumba e rubéola. A cobertura da vacina no primeiro semestre deste ano foi de 84,4%. Para ser considerado imunizado o indivíduo deverá ter tomado 2 doses da Tríplice Viral durante toda a vida, com comprovação vacinal. No entanto, é necessário verificar a idade do indivíduo para se estabelecer o esquema vacinal.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Por Thalita Cardoso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *