Centro de Saúde 1 do Gama está sem médicos

O Centro de Saúde nº 1, no setor sul do Gama, está sem atendimento médico desde abril, segundo moradores da região. Pacientes que desejam se consultar tem de procurar atendimento em outras cidades do Distrito Federal e do entorno.

Ketlen Araújo, moradora da cidade, tem enfrentado dificuldades para conseguir a medicação por falta de médicos. “Sou diabética e não consigo trocar a receita”, afirma. 

O problema é ainda maior: a farmácia do Centro de Saúde não dispõe de medicamentos para tratamento de hipertensão e diabetes. A Insulina NPH, um dos principais insumos para tratamento da diabetes tipo 2, está em falta, juntamente com as seringas para aplicação.

Além da insulina, também estão em falta os medicamentos Indapamida, Captopril e Atenolol, para tratamento da hipertensão, e a Metformina, para controle da diabetes. Segundo Ketlen, os funcionários do posto não deram previsão de retorno dos insumos ao estoque.

Procurada, a Secretaria de Saúde não se pronunciou até a publicação desta reportagem.

Atualização – 15/08/2019 às 11h15

A Secretaria de Saúde afirma que a unidade está abastecida com as medicações. Diz ainda que “ a UBS 1 do Gama conta com cinco equipes da Estratégia Saúde da Família. Duas equipes estão sem médicos, porque os profissionais do Programa Mais Médicos saíram. Com isto, os médicos das outras equipes estão atendendo todos os pacientes que buscam a unidade com quadro de urgência ou maior vulnerabilidade. ”

Por Thalita Cardoso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *