Aluna do Centro Olímpico pede ajuda para representar o Brasil na Colômbia

Karateca do Centro Olímpico do Recanto das emas, representa o Brasil no Campeonato de Artes Marciais Sul Americano na Colômbia.

Ana Lúcia – Foto: Mariana Araújo

Ana Lúcia dos Santos Costa (15 anos), é aluna de karatê no Centro Olímpico do Recanto das emas a 4 anos, e já coleciona os títulos de Campeã Distrital e vice Campeã Nacional.

O próximo título que espera receber é o de campeã Sul Americana no campeonato de artes marciais, que acontece no dia 08 de Novembro deste ano.

Para participar nas categorias kata e kumite, é necessário o pagamento de inscrição da matrícula que custa US$100, o que equivale a mais ou menos R$ 412. O valor da inscrição não é o único custo, a karateca tem que desembolsar o necessário para a hospedagem e alimentação durante o campeonato e, por este motivo, surgiu a idéia de criar uma arrecadação online para custear a viagem.

Vakinha® Online

Todos os anos é realizado um processo de detecção, onde os atletas são submetidos a testes de velocidade, força, flexibilidade e saltos, a fim de redirecionar o atleta para a área adequada, elevando o desenvolvimento das habilidades.

Na realização do último teste, a detecção para Ana Lúcia foi de aptidão para a modalidade de Artes Marciais – Karatê

Quando questionada sobre o sentimento em praticar o esporte, a atleta diz que sente paz. O Sensei Heverson Viana da Silva, conta que o avanço no karatê é gradual, e que durante o processo a aluna demonstrou aptidão para o esporte. Ele ainda explica que a modalidade aumenta a qualidade de vida, gera o respeito e segue o lema de conter o espírito de agressão, suprimindo a raiva e agressividade durante o treinamento.

Sensei Heverson e Ana Lúcia – Foto: Renato Cesar

O Sensei também fala sobre como é feito o treinamento e como é a seleção de alunos para a competição. “O praticante das artes marciais não treina uma coisa só, ele faz o treinamento completo. Não é apenas solo ou apenas em pé. Dentro do shotokan, nós temos as faixa branca, os faixa amarela, vermelha, laranja, verde, roxa, marrom e preta. Eu tenho um critério dentro do meu dojo, a partir da faixa amarela é que começamos os treinamentos para as competições “, diz.

Alunos durante a aula de karatê – Foto: Renato Cesar

Atualmente o Centro Olímpico  do Recanto das Emas conta com aproximadamente 3497 alunos. O secretário geral conta que para participar do centro é necessário fazer a inscrição presencialmente e levar os documentos necessários. 

São eles:
• Duas fotos 3×4;
• Cópias:
– Registro Geral (RG);
– Comprovante de residência;
– Atestado médico (para pessoas acima de 70 anos);
– Declaração escolar;
– Certidão de nascimento;
– Identidade e CPF do responsável (para crianças e jovens de 4 a 17 anos).

Caso o responsável não seja o pai ou a mãe, deve-se levar o documento de guarda ou a autorização do conselho tutelar.

Por Mariana Araújo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *